sábado, 18 de junho de 2011

Seminário Sobre a Politica Nacional dos Resíduos Sólidos

 Com Marlene, Pinheiro Pedro e D´Urso, Seminário do PTB Ambiental é sucesso total

O I Seminário sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, organizado pelo PTB Ambiental de São Paulo, na Assembleia Legislativa paulista, na tarde de quinta-feira, dia 16 de junho de 2011, constituiu uma data histórica.

Com o Auditório Franco Montoro lotado, o Departamento petebista - idealizado pelo presidente estadual e secretário-geral nacional do Partido, deputado Campos Machado - comemorou seus quatro anos de existência, e encerrou a Semana do Meio Ambiente com um megaevento, com mais de 300 participantes, e amplas discussões, e deliberações.

Na abertura, após a execução do Hino Nacional Brasileiro e a exibição de um vídeo introdutório, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, Dr. Luiz Flávio Borges D´Urso - que representava Campos Machado no evento, disse estar honrado em representar o líder dos Trabalhistas, e de sua alegria em compor a mesa oficial dos trabalhos com seus colegas, Fernando Pinheiro Pedro, uma das maiores autoridades mundiais na questão ambiental, e o Prof. Dr. Marco Antonio Zito Alvarenga, Procurador da República. D´Urso parabenizou os organizadores do seminário, e distinguiu a presença maciça de mulheres, para homenagear a presidente estadual e vice-presidente nacional do PTB Mulher, Marlene Campos Machado.

Logo em seguida, o presidente do PTB Ambiental, Pinheiro Pedro, fez sua saudação, e lembrou as recentes, pioneiras, portanto, inéditas conquistas do Departamento, que foi o responsável por lançar o marco legal da Política de Mudanças Climáticas, na Assembleia Paulista, na Câmara Municipal de São Paulo, e em mais de 50 municípios do Estado, trabalho que ultrapassou as fronteiras, e já é motivo de discussão em outros 5 estados brasileiros.

Pinheiro Pedro lembrou que a ação articulada do PTB Ambiental, em conjunto com Campos Machado, filiados e militantes, e, especialmente, bancadas petebistas em diversas cidades, resultou na aprovação da Política Municipal de Mudanças Climáticas em várias cidades do Estado de São Paulo, sendo a última, em Bauru, a partir do projeto de lei do vereador petebista Pr. Luiz Barbosa.

O presidente do PTB Ambiental discorreu sobre a ligação histórica do Trabalhismo Brasileiro com a sustentabilidade, mostrando que as primeiras legislações datavam da década de 30, durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. "Desde os primeiros códigos ambientais, da água, da preservação do patrimônio paisagístico, até a adição de álcool na gasolina (1931), datam dessa época", destacou Pinheiro Pedro.

Ao finalizar seu pronunciamento, Pinheiro Pedro falou de sua imensa alegria em ver o auditório lotado, agradeceu à Secretária-executiva do PTB Ambiental, Fernanda Beda, pela brihante organização do evento, e que liderou as seis reuniões preparatórias, mencionou a grande participação de mulheres, dirigentes do PTB da Capital e do Interior, além de muitos Sindicatos, e homenageou o presidente da OAB, Dr. D´Urso, o Dr. Zito Alvarenga e a Dona Marlene.

O Seminário foi constituído por três Painéis Temáticos:

1. Legislação, com palestra de Fernando Pinheiro Pedro - Relatoria do advogado César Augusto Ribeiro;

2. Educação Ambiental, com palestras de Érica Sena (Pensar Eco e Cooperativa Crescer); Profa. Shirley Diniz (Secretaria Municipal da Educação); Susi Uhren (ARSEPEL e Singular Ambiental), e Adalberto Freitas (Diretor da Ong CISSA) - Mediação e Relatoria de Fernanda Beda;

3. Engenharia, com palestras de Francisco Cavalcante (Cooperativa Recycoop); George Tomita (RGT International); Eizo Edson Kato e Leandro Cesar Leutwiler (Planeta House Construções Eco Sustentáveis) - Mediação e Relatoria de Jorge Antônio Santos (Ultramarcas).

Marlene Campos Machado, ao final do painel Educação Ambiental, discursou, e parabenizou a todos pelo grande evento, mencionando ter na sua família pessoas que trabalham na área do Direito Ambiental, ressaltando a importância do tema e elogiou a palestra da professora Shirley Diniz. Marlene mencionou a alegria do deputado Campos Machado pela existência de um PTB Ambiental forte, organizado e em plena sintonia com os anseios da população.

Durante a realização do terceiro painel, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá chegou, vindo diretamente de Brasília. Arnaldo fez um breve discurso, mas não deixou de saudar Pinheiro Pedro e demais palestrantes e participantes, afirmando que o PTB Ambiental é um exemplo, pois discute suas propostas e as coloca em plena execução.

O deputado estadual Edson Ferrarini (PTB) e o ex-secretário Claury também presenciaram parte das discussões e deixaram seu abraço a todos. Compuseram, ainda, a mesa dos trabalhos, a secretária-executiva Fernanda Beda (que é presidente do PTB Ambiental de Santana e Coordenadora do Projeto Juventude Ecológica), o presidente do PTB Ambiental de Campinas, Peter Traue, e Mario Graf, Coordenador-geral dos Departamentos do PTB.

Após mais de quatro horas de discussões, os profissionais que proferiram palestras responderam a dezenas de perguntas encaminhadas pela plateia.

O encerramento do I Seminário sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que teve a condução do secretário de comunicação do PTB Paulista, Enio Rocha, terminou com a fala do presidente Fernando Pinheiro Pedro, que foi entusiasticamente saudado, também pelo transcurso de seu aniversário, no último dia 14 de junho.

O delegado do PTB da Vila Matilde, Orlando Peixinho, e o Diretor Julio Teixeira (Julião), representaram o vereador Celso Jatene. A vereadora petebista de Bragança Paulista, Beth Chedid, o coordenador do PTB da Capital, Antonio Luiz Rodrigues, o presidente da Associação dos Investigadores de Polícia do Estado de SP, Dr. Vanderlei Bailoni, representantes dos diretórios da Capital, e de todos os Departamentos do PTB e das Associações Trabalhistas, estavam presentes.

Realização: PTB Ambiental
Coordenação: Fernanda Beda
Organização: PTB Ambiental, com a participação de Silvia Sales, presidente da ONG CISSA, e de Jorge Santos.
Apoio: Pinheiro Pedro Advogados, Juventude Ecológica e Clipe Produções


CONFIRA TODAS AS FOTOS NO FACEBOOK DO PTB SÃO PAULO:

Minudências:

Participaram e registraram presença junto ao cerimonial do evento: Dr. Vidotto (Presidente da ATRADEF), Carlos Thadeo (1o. Sec. Nacional de Comunicação do PTB), Luciano Santos (Liderança PTB Alesp), Paulo Zorello (PTB Esporte), Dr. Sergio Miqueleti (PTB Saúde), Cícero de Freitas (ex-deputado, diretor do PTB Sindical), Sargento Ribino e Sargento Macita (Polícia Militar Ambiental e Florestal), André Almada (Presidente Nacional do PTB Diversidade), Marcos Afonso de Oliveira (Secretário de Comunicação da UGT), João Gomes Pereira, Antonio Carlos Cimino (SINDJORB), Janaína Lima (Presidente Nacional da AJUTRA), Dr. Marco Aurélio Nunes (Presidente Nacional da ATADE), Celso Silvino (Presidente PTB Inter-religioso), Dr. Fábio Vieira (Presidente do PTB Jovem), Pai Francisco (Diretor do IMAG), Maná (Presidente da ATN), Cidinha (Presidente da Fed. de Boxe)Israel Oliveira (Presidente do Sindicato dos Papeleiros de SP), Clodoaldo Silva (Sindicato SIERESP), Marcia Pinheiro (PTB Jaçanã), Paulo Pavan (Diretor do Parque da Juventude), Carlos Santana (Sindicato SIMOSERV), Laudelino Gonçalves (Presidente da ANDERN), Aparecido Lourenço (Diretor COOPERMUND), Alan Montoro (ACAAPESP), Cris Palmieri (representando o presidente, Ricardo Patah, da UGT), Sandra Campos (EASYCOOP e FETRACESP), José Barbosa da Silva (presidente do SINDBASC), Prof. Alexis Pomerantzeff (Nação Linguística Portuguesa), Sergio Osicran (Loja Maçônica Mario Covas), Mariana Veltri (Content Brazil), Vital Balaio (presidente AMESP), Adriano Vieira (Ass. Funcionários USP), Messias, Miguel (Presidentes de diretórios), Sr. Deuzi, Dr. Silvio Sales (ATADE).

FONTE: www.ptbsp.com.br

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Planejamento do Seminário sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Ontem, 08/06, realizamos a última reunião de planejamento do seminário sobre  a Politica Nacional  dos Resíduos Sólidos. Este evento começou a ser planejado há dois meses atrás na primeira reunião do PTB Ambiental deste ano, no dia 07 de abril:
http://ptbambiental.blogspot.com/2011/04/ptb-ambiental-realizara-seminario-sobre.html

Agradecemos imensamente a participação de todos que colaboraram com este planejamento com os mais sinceros desejos de que possamos colocar em prática as finalidades descritas no regimento interno do departamento para que dessa forma, nossos discursos possam estar em harmonia com nossas ações.

Junte-se a nós para que possamos fazer do PTB Ambiental um dos departamentos mais atuantes e que nossas ações possam contribuir de forma relevante com a implantação de politicas públicas e na sensibilização da sociedade para a defesa do meio ambiente.

http://www.ptbsp.com.br/ptbambiental/default.asp

Um grande abraço,

Fernanda de Figueiredo Beda
Secretaria Executiva - PTB Ambiental


"Homem superior é aquele que começa por pôr em prática as suas palavras e em seguida fala de acordo com as suas ações." Confúcio

Bauru já tem Política Municipal de Mudanças Climáticas

O Prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, baixou Decreto, no último sábado (4/6) , regulamentando a Lei que instituiu a Política Municipal de Mudanças Climáticas de Bauru (PMMC), de autoria do Vereador Luiz Barbosa (PTB), com base em texto do PTB/Ambiental.

A iniciativa do vereador Luiz Barbosa refletiu uma ação política inédita, coordenada pelo deputado estadual Campos Machado, presidente do PTB, e pelo PTB Ambiental, presidido pelo advogado Fernando Pinheiro Pedro.

Desde a criação do Departamento de Meio Ambiente do Partido, a ideia de que o PTB Ambiental atuasse diretamente como órgão de apoio e deliberação das questões ambientais, ganhou força com a preparação de uma minuta da PMMC, que foi enviada a vários vereadores petebistas, em todo o Estado.

Como resultado, em dezenas de municípios, o projeto foi apresentado, e convertido em lei, em várias cidades.

Confira o decreto do prefeito Rodrigo Agostinho


DECRETO Nº 11.554, DE 31 DE MAIO DE 2.011

P. 24.992/08(Ap.) 15.329/08 (capa) Regulamenta a Política Municipal de Mudanças Climáticas –
PMMC estabelecida pela Lei n° 5.597, de 02 de julho de 2008.

Leia o Decreto na íntegra, acesse o Link:

http://www.bauru.sp.gov.br/arquivos/sist_diariooficial/2011/06/do_20110604_1965.pdf

Fonte: www.ptbsp.com.br

terça-feira, 7 de junho de 2011

Juventude Ecológica nas comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

O Projeto Juventude Ecológica participou ativamente das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com o CADES (Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) da Subprefeitura Santana/Tucuruvi, da cidade de São Paulo.

Foram três dias de muitas atividades, que iniciaram com uma programação de palestras na UniSantana no dia 03/06. O Subprefeito de Santana/Tucuruvi, Sérgio Teixeira Alves e a Secretária-adjunta da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Leda Maria Ascherman fizeram a abertura do evento, que contou com palestras da SABESP, Instituto Florestal, Bióleo, Limpurb.

A Secretária Executiva do PTB Ambiental e coordenadora do Projeto Juventude Ecológica, Fernanda Beda, ministrou uma palestra sobre a importância da Educação Ambiental. “Realizamos também nesta data a premiação do concurso elaborado pelo CADES S/T sobre as “Melhores Práticas Ambientais” entre as escolas Municipais e Estaduais da região. Com este concurso pretendemos incentivar a elaboração de projetos ambientais nas escolas tendo como referência a Politica Nacional de Educação Ambiental”, afirmou Fernanda.

No segundo dia do evento, equipe de voluntários de diversas ONG´s da zona norte da Capital estiveram presentes em vários pontos da região (Parque da Juventude, estações Santana, Tucuruvi e Tiete do Metro e Horto Florestal), realizando uma campanha sobre destinação correta dos resíduos e coleta seletiva.

No 5 de junho (domingo), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a programação foi realizada do Parque da Juventude. Segundo Fernanda Beda, “a programação foi bem variada e tivemos shows musicais, com a colaboração da SPTurismo, apresentação de danças, oficinas ambientais pela SABESP, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Saúde, Corpo de Bombeiros, ONG´s da região e contamos ainda com um evento muito especial denominado “Brincandando na Natureza”, promovido pela escola Tarsila do Amaral em parceria com a UNESCO e IPA Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar).

Todo o programa também foi incluído na “Virada Sustentável”.



Vejam também como foram os eventos pelo blog:
http://www.juventudeecologica.blogspot.com/


Foto: Magali Teixeira, Fernanda Beda, Subprefeito Sergio Teixeira, Shirley Diniz da Secretaria da Educação e Sidnei Augusto do CADES S/T

VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO PTB SÃO PAULO:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.230728810276588.76223.100000184127216&l=ae3acb4c89

Fernanda de Figueiredo Beda
Médica Veterinária - Esp. em Gestão Pública e Educação Ambiental
Conselheira Titular - CADES S/T
Juventude Ecológica - Coordenadora


FONTE: www.ptbsp.com.br